Parecendo um vórtice ou uma ilusão de óptica, os círculos estrelados desta hipnotizante Foto da Semana nos transportam até à paisagem montanhosa de tirar o fôlego do deserto chileno do Atacama, lar do Observatório de La Silla do ESO.
Cada traço circular corresponde a uma estrela individual que desenha um trilha estelar. Tais trilhas se devem à rotação da Terra, que faz com que as estrelas pareçam se mover ao longo do céu, traçando lentamente anéis perfeitos centrados no Polo Sul Celeste. Para se obter uma fotografia como esta, a exposição tem que ser longa de modo a capturar a passagem do tempo.
La Silla está localizada a cerca de 2400 metros acima do nível do mar e oferece condições perfeitas de observação para fotos de longa exposição como esta; o local apresenta mais de 300 noites claras por ano!
Aqui, o ESO opera dois dos telescópios de 4 metros mais produtivos do mundo: o telescópio de 3,6 metros do ESO, onde está instalado o instrumento HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), o principal caçador de planetas extrassolares do mundo; e o New Technology Telescope (NTT) que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da óptica ativa, uma técnica que abriu o caminho para a construção de telescópios ainda maiores.
Crédito:
Zdeněk Bardon (bardon.cz)/ESO
Fonte: