fbpx

A Ilusão da Lua

ilusao_lua_01

observatory_150105A Lua Cheia de 25 de Fevereiro de 2013, chamada de Lua do Lobo, nasceu sobre o Farol de Fanad, na costa norte de Donegal, na Irlanda e foi fotografada por Peter O’Toole, como mostram as imagens nesse post.

A Lua realmente parece maior quando está perto do horizonte. Mas o seu tamanho angular real não é maior do que quando ela está alta no céu.

A atmosfera perto do horizonte faz com que a Lua aparece um pouco mais alta no céu. Essa refração torna-se maior no horizonte e consequentemente a Lua aparece de forma achatada. Também se comparado com um mundo sem ar, a Lua e as estrelas nascem mais cedo e se põe mais tarde.

A refração tem outro efeito. Ela é mais fraca para a luz vermelha. A Lua Vermelha nasce por último. Perto do horizonte, como aqui, a Lua tem um fino anel vermelho inferior e um fino anel verde superior.

A Lua perto do horizonte tem um anel superior verde, verde porque boa parte da luz azul é espalhada e uma anel vermelho inferior. Uma miragem, seria um efeito necessário para amplificar esses efeitos em raios verdes e azul como observamos com o Sol, normalmente.

Um terceiro efeito atmosférico que acontece perto do horizonte é o avermelhamento da Lua.

Todos esses três efeitos são reais e podem ser medidos ou fotografados. Eles não alteram o tamanho angular da Lua. Essa é uma percepção, ou uma ilusão causada pelos seus olhos e pelo seu cérebro. As razões para isso já veem sendo discutidas por muitos anos.

lua_ilusao_02a

Fonte:

http://www.atoptics.co.uk/fz875.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo