fbpx
26 de fevereiro de 2024

A Hipnotizante Galáxia NGC 4303

Essa bela imagem mostra a fascinante galáxia NGC 4303, uma galáxia espiral localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Virgem. Essa imagem combina dados obtidos nos comprimentos de onda de rádio e da luz visível e com essa combinação, os astrônomos estão tentando entender melhor como as estrelas se formam nas galáxias.

O brilho dourado e hipnotizante que atraí a todos nessa imagem corresponde às nuvens de gás molecular, a matéria prima a partir da qual as estrelas se formam. Os dados foram obtidos com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, o ALMA do ESO no Chile. As regiões azuladas no fundo por outro lado foram obtidas com o instrumento Multi-Unit Spectroscopic Explorer, o MUSE que fica montado no Very Large Telescope, o VLT do ESO no Chile. Os dados do MUSE revelam as estrelas já formadas. Ao comparar a distribuição de gás e estrelas, os astrônomos são capazes de estudar o que desencadeia, aumenta ou dificulta o nascimento de novas estrelas.

Essa imagem faz parte do Physics at High Angular Resolution In Near GalaxieS, ou PHANGS, que está usando telescópios em Terra e no espaço para fazer observações detalhadas de galáxias próximas em todo o espectro eletromagnético.

Crédito:

ESO/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/PHANGS

Fonte:

https://www.eso.org/public/images/potw2306a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo