fbpx

A Grande Mancha solar AR1618

O dossel magnético da mancha solar AR1618 está emitindo flares solares de Classe-M, e os cientistas do NOAA dizem que uma flare de Classe-X pode ser ejetada em breve. A AR1618 tinha um campo magnético de classe delta que abriga energia para erupções mais fortes. Qualquer flare que for emitida hoje poderá provavelmente ser direcionada para a Terra já que a mancha solar está de frente para o nosso planeta. Essa mancha solar é tão grande, aproximadamente 10 vezes mais larga que a Terra, que Jett Aguilar foi capaz de observá-la nessa manhã quando o Sol nasceu sobre a Cidade Marikina nas Filipinas.

A foto acima foi feita com uma câmera Canon 7D DSLR com uma lente Canon 100-400 mm EFL, e com um extensor Canon de 2x, usando uma exposição de 1/8000 segundos em f/8.1 com ISO 100. “Haviam algumas nuvens no horizonte”, disse Aguilar, “mas as 6:30 da manhã, o Sol saiu das nuvens e eu pude fazer a imagem da mancha solar AR1618 com a minha câmera digital Canon 7D sem filtro”.

Fonte:

www.spaceweather.com

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo