fbpx

A Grande Galáxia Espiral Barrada

Localizada a 61 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Formax, a NGC 1365 é enorme. Ela possui 200000 anos-luz de comprimento e é uma das maiores galáxias conhecidas pelos astrônomos. Isso somado a a clara definição de uma barra formada por estrelas antigas atravessando sua estrutura é que faz com que ela seja conhecida como a Grande Galáxia Espiral Barrada. Os astrônomos acreditam que a Via Láctea tenha uma aparência bastante similar a essa galáxia, porém com metade do tamanho. O centro brilhante da galáxia é formado por uma grande quantidade de gás super quente ejetado de um anel de material que circula um buraco negro central. Estrelas jovens e luminosas, que nascem nas nuvens interestelares dão aos braços uma proeminente aparência e uma coloração azulada. A barra e os braços espirais possuem um movimento de rotação onde uma volta completa leva aproximadamente 350 milhões de anos.

Essa imagem combina observações realizadas por meio de três diferentes filtros (B, V e R) feitas com o telescópio dinamarquês de 1.5 metros no observatório La Silla do ESO no Chile.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1037a/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo