Para arrecadar fundos para experimentos do clima espacial na estratosfera, cientistas e estudantes em Bishop, na Califórnia, começaram um novo negócio: Edge of Space Advertising. De graça, eles colocam banners, propagandas e o que mais você quiser em seus balões e levam até a borda do espaço. Em 22 de Abril de 2013 eles lançaram uma vaca.
Essa é a EVA, o mascote do provedor de serviços de internet da Nova Zelândia, EOL. No mês passado ela viajou de Tauranga, Nova Zelândia até o Edge of Space Port nas montanhas de Sierra Nevada na Califórnia. Ali, os estudantes a acoplaram no compartimento de carga de um balão de hélio e a lançaram no espaço a uma altura de 120000 pés atingindo assim a estratosfera da Terra. Ao longo do caminho a charmosa vaquinha experimentou temperaturas de -65 graus Celsius e pressão do ar de somente 1% da pressão do nível dos mares, condição semelhante a encontrada no planeta Marte. No final de três horas de voo, o balão estourou e a vaquinha EVA voltou para a Terra de paraquedas, tocando o solo novamente num ponto remoto do Vale da Morte. Sinais de GPS levaram os estudantes ao local de pouso, onde eles recuperaram a vaquinha EVA que estava coberta com a poeira do deserto, mas em que momento algum perdeu seu sorriso encantador.
O nome do grupo de estudantes é Earth to Sky Calculus. Com o mentoring do Dr. Tony Phillips do site spaceweather.com eles estão ativamente explorando a estratosfera, medindo o efeito das flares solares na camada de ozônio, capturando bactérias em alta altitude e fotografando chuvas de meteoros. Os lucros estão sendo destinados a uma boa causa.
O voo da vaquinha EVA até a estratosfera e o seu resgate depois de uma missão de 18 horas pelo deserto do Vale da Morte, gerou uma grande cobertura pela imprensa da Nova Zelândia.
Fonte: