fbpx
29 de fevereiro de 2024

A Geologia da Cobertura de Material Ejetado na Crateras Stevinus A


A cratera Stevinus A (31.75?S, 51.55?E) é uma cratera de 8 km de diâmetro de idade Copérnica localizada no Mare Fecunditatis. A cratera Stevinus A é excitante para os geólogos lunares especializados em estudar crateras de impacto devido a sua idade relativamente nova, mas ser jovem não é a única característica especial sobre essa cratera. Fluxos de detritos secos criam um sistema entrelaçado de depósitos abaixo das paredes da cratera. Um pequeno depósito de material derretido por impacto e um material subsequente resultante de um deslizamento são observados no interior da cratera. Além disso, olhando para fora do anel da cratera, a cobertura continua de material ejetado ao redor da cratera é composta de material ejetado não consolidado e de fluxos de material derretido por impacto.

A imagem aberta destaca a natureza rápida do impacto e da subsequente colocação de material ejetado. Algumas vezes, é difícil dizer se estamos vendo material derretido por impacto ou material ejetado. Por exemplo, o material não consolidado depositou primeiro, seguido do material derretido por impacto? Tanto o material não consolidado como o material derretido por impacto se depositaram simultaneamente? Nas imagens aqui apresentadas é difícil de dizer, especialmente pois as correntes de material derretido por impacto não são fluxos substanciais  como os observados em outros lugares da Lua. Contudo, com base nas observações de outras crateras de impacto de idade Copérnica que possuam material derretido por impacto, é provável que o material derretido que ocorre na cratera Stevinus A foi depositado depois da deposição da cobertura de material ejetado, mesmo que essa diferença tenha sido de milissegundos. Contudo, para se ter certeza disso, os cientistas precisariam completar uma rigorosa busca das crateras e fazer observações cuidadosas, tentando assim discernir as relações estratigráficas existentes entre o material ejetado não consolidado e o material derretido por impacto.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/487-Ejecta-blanket-geology.html



Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo