A Lua bloqueou parte do Sol, nessa sexta-feira, no impressionante eclipse do anel de fogo que maravilhou os observadores sortudos localizados da Austrália até o Havaí.
O eclipse anelar, ou anular do Sol foi melhor observado em partes remotas do oeste da Austrália, onde a Lua cobriu, boa parte, mas não todo o Sol, deixando um espetacular anel de luz ao redor da silhueta da Lua.
Pelo fato do eclipse cruzar a chamada International Dateline, ele começou na Austrália na sexta-feira, dia 10 de Maio, e acabou no final da quinta-feira, dia 9 de Maio de 2013.
Os eclipses anulares, ou anelares são eventos celestes onde a Lua, passa entre a Terra e o Sol, mas no momento do eclipse, a Lua se encontra um pouco mais afastada da Terra, de modo que ela não consegue bloquear completamente a nossa estrela, como o que acontece num eclipse total. Como resultado, nesse caso, a Lua cobriu cerca de 95% do disco solar, gerando uma sombra na superfície da Terra. O fenômeno foi capturado com maestria pelos astrônomos localizados na faixa de anularidade, e nesse post temos uma pequena galeria com as imagens geradas durante esse belo evento celeste.
Fontes: