A Galáxia NGC5907 E A Misteriosa Galáxia Anã Que Ela Destruiu

A imagem acima mostra a galáxia conhecida como NGC 5907. Na imagem a galáxia aparece como uma linha de estrelas alongada e cheia de poeira escura, essas características faz com que seja possível classificar essa galáxia como sendo uma galáxia espiral, parecida com a Via Láctea. Mas na imagem acima feita pelo Telescópio Espacial Hubble, nós não observamos nenhum lindo braço espiral da galáxia, isso porque a galáxia se apresenta para nós aqui na Terra totalmente de lado. E por esse motivo a galáxia NGC 5907 é conhecida como a Galáxia Knife Edge, ou algo como Galáxia da Lâmina de Faca, ou também conhecida como Galáxia da Lasca.

Essa galáxia está localizada a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Draco. Embora não seja visível nessa imagem, existem feixes de estrelas apagados que se arqueiam estendendo pelo espaço circulando a galáxia, os astrônomos pensam que esses arcos de estrelas sejam partes remanescentes de uma pequena galáxia anã que foi destruída pela Galáxia da Lâmina de Faca e se fundiu com ela a cerca de 4 bilhões de anos atrás.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. de Jong
Acknowledgement: Judy Schmidt (Geckzilla)

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2025a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.