A Galáxia M101 Registrada Em Ultravioleta Pelo XMM-Newton da ESA

M101_01

observatory_150105A galáxia espiral Pinwheel, que é vista de frente daqui da Terra é mostrada na imagem acima em comprimento de onda ultravioleta como vista pelo telescópio espacial XMM-Newton da ESA.

Também conhecida como M101, a galáxia está localizada a 21 milhões de anos-luz de distância na constelação de Ursa Major. Ela mede 170000 anos-luz de diâmetro – aproximadamente o dobro do diâmetro da Via Láctea – e contém no mínimo um trilhão de estrelas. Sendo que aproximadamente um bilhão delas podem ser similares ao Sol.

Mais frequentemente observada na luz visível (imagem abaixo), aqui a Galáxia Pinwheel brilha nos comprimentos de onda da luz ultravioleta. Estrelas quentes, jovens e massivas se destacam com a radiação ultravioleta marcando os braços espirais da galáxia com brilhantes bolsões de formação de estrelas.

m101_02

Desde que as estrelas maiores são de vida curta, vivendo no máximo poucos milhões de anos, o estudo da radiação ultravioleta emitida por uma galáxia distante é uma boa maneira de se medir quanta formação de estrela está acontecendo, e é claro que a M101 ainda está muito ativa.

A galáxia também tem sido testemunha da morte de estrelas, com quatro explosões de supernovas registradas entre 1909 e 2011.

A Galáxia Pinwheel aparece ligeiramente torta, seus braços estão mais fortemente ligados ao redor do bulbo central de um lado, mas mais soltos do outro. Sua arquitetura provavelmente se deve a interações ocorridas com outras galáxias no começo de sua história, a atração gravitacional empurrou e puxou os braços da M101 em novas direções.

Essa visão da M101 é composta de imagens obtidas pelo Optical Monitor do telescópio espacial XMM-Newton usando diferentes filtros: vermelho, verde e azul.

Essa imagem é uma imagem de arquivo e foi publicada pela primeira vez na galeria de imagens do XMM-Newton em 2002, como uma imagem complementar da imagem em raios-X da M101 (imagem abaixo).

m101_03

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Pinwheeling_across_the_sky

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.