Essa fina e brilhante faixa de estrelas é na verdade a galáxia espiral ESO 121-6, que localiza-se na constelação do céu do sul de Pictor. Observada quase que totalmente de lado, a intrigante estrutura dos seus braços em redemoinho está escondida, mas o comprimento total da galáxia pode ser observado, incluindo o intenso brilho do seu bulbo central, uma densa região de estrelas jovens e incrivelmente empacotadas, localizada no centro dos braços espirais.
Filamentos de poeira escura podem ser vistos através do frame acima, obscurecendo de maneira parcial o centro brilhante da galáxia e continuando em direção às estrelas localizadas nas bordas, onde as linhas de poeira e as formas derretidas pintam o plano de fundo. Numerosas estrelas próximas e galáxias são visíveis como pequenas manchas no céu ao redor e as estrelas mais brilhantes são mais proeminentes em direção à parte inferior esquerda da imagem.
A ESO 121-6 é uma galáxia que com braços desiguais e um bulbo central relativamente apagado. Ela na verdade pertence a um grupo de galáxias, um aglomerado com não mais que 50 estruturas todas elas soltas e unidas pela gravidade. A Via Láctea também faz parte de um grupo de galáxias, conhecido como Grupo Local.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1305a/