A Galáxia do Presidente da República Theca

Essa nova imagem da galáxia espiral NGC 3244 foi feita com a ajuda do Presidente da República Tcheca, Václav Klaus, durante a sua visita ao Observatório Paranal do ESO, na noite de 6 de Abril de 2011.  A República Tcheca se juntou ao ESO em 2007 e essa foi a primeira visita de um presidente de um país membro ao local do ESO.

Essa galáxia tem atraído um considerável interesse dos astrônomos nos últimos 9 meses, graças à violenta morte de uma de suas estrelas, que foi observada no dia 27 de Junho de 2010. Essa explosão de supernova, agora conhecida como Supernova 2010ev (SN 2010ev) é ainda visível, embora agora esteja apagada, como um ponto azul dentro de um dos espessos braços à esquerda do núcleo da galáxia.

À direita da galáxia, um estrela marcante em primeiro plano está na Via Láctea e se chama TYC 7713-5217-1, e brilha o suficiente para chamar a nossa atenção.  Embora a estrela pareça muito mais brilhante que a SN 2010ev, isso é na verdade uma ilusão criada pela grande diferença de distância entre os dois objetos. A galáxia está muito mais distante, a aproximadamente 90 milhões de anos-luz da Terra, enquanto que a estrela está localizada várias vezes mais perto dentro da nossa própria galáxia.

No seu ponto mais brilhante, a SN 2010ev, atingiu a magnitude aparente de 14, fazendo com ela ficasse 1000 vezes mais apagada do que o olho nu humano pode observar, mas mesmo assim ela é a terceira supernova mais brilhante já observada em 2010. De fato, se a supernova ficasse tão perto da Terra como fica a estrela TYC 77130527-1 ela seria facilmente observada a olho nu diferente da mencionada estrela.

A imagem foi feita usando o instrumento FORS2 no Very Large Telescope do ESO. Os filtros usados para a imagem foram o B, o V e o R, que tiveram seus dados coloridos de azul, verde e vermelho respectivamente. Uma impressão da Galáxia do Presidente foi ofertada a Václav Klaus, no momento de sua visita ao Paranal.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo