fbpx

A Galáxia Anã UGC 685

A imagem acima mostra a galáxia anã, conhecida como UGC 685. Essas galáxias são pequenas e só possuem uma pequena fração das estrelas que galáxias como a Via Láctea possuem. Galáxias anãs mostram normalmente uma estrutura difusa, uma forma não muito bem definida e sua aparência lembra muito uma aglomeração, ou uma nuvem de estrelas, e a UGC 685 não é exceção. Classificada como uma galáxia do tipo SAm, ela é uma galáxia espiral sem barra, e está localizada a aproximadamente 15 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Essa imagem foi feita com dados obtidos pelo programa LEGUS do Telescópio Espacial Hubble. LEGUS significa, Legacy ExtraGalactic UV Survey, e tem como objetivo fazer a pesquisa mais nítida e mais compreensiva em ultravioleta de galáxias que formam estrelas no universo próximo.

O LEGUS faz imagens de 50 galáxias espirais e anãs na nossa vizinhança cósmica em múltiplas cores, usando para isso a Wide Field Camera 3 do Hubble. A pesquisa está registrando as estruturas dessas galáxias e resolvendo suas estrelas, aglomerados, grupos, e outras associações estelares. A formação de estrelas tem um papel muito importante em moldar a forma da galáxia. Explorando essas galáxias em detalhe através de novas observações e dados de arquivos do Hubble, o LEGUS está lançando uma luz sobre como as estrelas se formam e como os aglomerados se mantêm unidos, como os aglomerados se desenvolvem e como a formação de estrelas afeta sua vizinhança, além de dar ideias sobre como as estrelas explodem no final de suas vidas.

Crédito da imagem:

ESA/Hubble & NASA; the LEGUS team, B. Tully, D. Calzetti
Acknowledgement(s): Judy Schmidt (Geckzilla)

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw1935a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .