fbpx

A Galáxia Anã Donatiello II

Bem no meio dessa foto, embricada entre um punhado de estrelas e galáxias distantes, encontra-se uma galáxia anã recém-descoberta conhecida como Donatiello II. Se você não consegue distinguir o aglomerado de estrelas fracas, que é tudo que podemos ver da Donatiello II, fique tranquilo que você não está sozinho. A Donatiello II é uma das 3 galáxias recém-descobertas que eram tão difíceis de detectar que foram perdidas por algoritmos projetados para pesquisar dados astronômicos em busca de potenciais candidatos a galáxias. Isso porque mesmo os melhores algoritmos possuem limitações quando se trata de distinguir galáxias muito fracas de estrelas individuais e ruído de fundo. Nesses casos de identificação mais desafiadoras a descoberta deve ser feita à moda antiga, ou seja, pelo ser humano mesmo vasculhando os dados.

Os dados que permitiram a descoberta da Donatiello II foram coletados pelo Dark Energy Survey, um esforço de observação que durou 6 anos e foi realizado pela famosa Dark Energy Camera, a DECam, que fica montada no telescópio Victor M. Blanco de 4 metros no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo no Chile. Como é o caso da maior parte dos grandes telescópios que recebem financiamento público, os dados do programa DES foram disponibilizados para o público. Foi então que o experiente astrônomo amador Giuseppe Donatiello entrou em cena. Ele processou e analisou os dados do DES com cuidado e fez a sua descoberta, 3 galáxias muito fracas agora denominadas Donatiello II, III, e IV respectivamente. Todas as 3 são galáxias satélites da Galáxia do Escultor, também conhecida como NGC 253, o que significa que todas elas estão ligadas gravitacionalmente à galáxia mais massiva.

Essa imagem vem de um programa de observação do Telescópio Espacial Hubble da NASA e ES. Com base na sua própria pesquisa independente, uma equipe liderada por Burçin Mutlu-Pakdil que usou o Hubble para obter imagens de longa exposição de várias galáxias fracas incluindo a Donatiello II. Com as imagens do Hubble eles puderam confirmar a associação de suas galáxias-alvo com a NGC 253, fornecendo assim uma confirmação independente da descoberta da Donatiello.

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2306a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo