A silhueta preta esfumaçada nessa imagem é parte de uma grande e esparsa nuvem de hidrogênio parcialmente ionizado – uma região HII – conhecida como Gum 15. Em imagens de campo vasto, essa nebulosa aparece como um aglomerado roxo avermelhado pontuado com estrelas e marcada por linhas de poeira opacas. Essa imagem mostra em detalhe uma dessas linhas de poeira, mostrando a região central da nebulosa.
Esses pedaços escuros do céu aparentam ter poucas estrelas pois as linhas de material empoeirado estão obscurecendo as regiões brilhantes de gás. As ocasionais estrelas que se mostram nesses pedaços estão na verdade localizadas entre nós e a Gum 15, mas cria a ilusão de que nós estamos espiando através de uma janela para um céu mais distante.
A Gum 15 é formada por ventos agressivos fluindo das estrelas dentro e ao redor da nebulosa. A nuvem está localizada perto de algumas grandes associações de estrelas incluindo o aglomerado estelar ESO 313-13. O membro mais brilhante desse aglomerado, denominado de HD-74804, acredita-se tenha sido ionizada pela nuvem de hidrogênio da Gum 15. Esse conteúdo de hidrogênio ionizado é a causa da tonalidade avermelhada que permeia o frame.
Essa imagem foi feita como parte do programa ESO Cosmic Gems, usando o instrumento FORS acoplado do Very Large Telescope do Observatório de PAranal do ESO no Chile. Esse projeto tem na verdade produzido múltiplas imagens desse alvo – por exemplo, a imagem abaixo feita pelo ESO e lançada em Julho de 2014 mostra uma imagem de vasto campo da Gum 15 feita com o Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros do Observatório de La Silla que mostrava as nuvens esculpidas da nebulosa, poeira, e estrelas brilhantes com detalhes extraordinários. A porção da Gum 15 mostrada nessa nova imagem e mais detalhada do VLT pode ser vista dentro do frame mais amplo na parte superior esquerda da imagem feita com o telescópio de 2.2 metros.
Fonte:
http://www.eso.org/public/images/potw1444a/