Esse mosaico de imagens feitas com a Mast Camera (MastCam) do rover Curiosity mostra os membros geológicos da formação conhecida como Baía Yellowknife. A cena possui um lamito Sheepbed em primeiro plano que escala sobre o membro Lago Gillespie até o afloramento Lago Point. Essas rochas registram depósitos de fluxos e de lagos antigos sobrepostos que ofereceram no passado condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana. As rochas observadas na imagem acima foram expostas a aproximadamente 70 milhões de anos atrás pela remoção das camadas subjacentes por meio da erosão causda pelo vento.
A cena acima é uma porção de um mosaico formado por 111 imagens adquiridas durante o 137 dia Marciano, ou Sol, de trabalho do Curiosity no Planeta Vermelho, ou seja, o dia 24 de Dezembro de 2012. O sopé das colinas do Monte Sharp é visível à distância, na parte superior esquerda à sudoeste da posição da câmera.
Essa semana foram divulgados trabalhos recentes sobre as análises feitas dos dados obtidos pelo Curiosity em Marte, até o momento, um post completo com todos os resultados, imagens e com os artigos originais publicados na Science Express pode ser encontrado em: https://spacetoday.com.br/imagens/missao-curiosity-a-primeira-medida-da-idade-de-uma-rocha-marciana-e-uma-ajuda-para-a-exploracao-humana/
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/yellowknife-bay-formation-on-mars/#.Uqe7TVWzKpg