Essa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra a NGC 1999, uma nebulosa de reflexão na constelação de Orion. A NGC 1999 está a cerca de 1350 anos-luz da Terra e fica perto da Nebulosa de Orion, a região de formação estelar massiva mais próxima da Terra. A própria NGC 1999 é uma relíquia da formação estelar recente – é composta de detritos que sobraram da formação de uma estrela recém-nascida.
Assim como o nevoeiro enrolando em torno de uma lâmpada de rua, as nebulosas de reflexão como NGC 1999 só brilham por causa da luz de uma fonte incorporada. No caso de NGC 1999, esta fonte é a já mencionada estrela recém-nascida V380 Orionis que é visível no centro desta imagem. O aspecto mais notável da aparência do NGC 1999, no entanto, é o buraco bem definido no seu centro, que se assemelha a um buraco de fechadura preto de proporções cósmicas.
Esta imagem foi criada a partir de observações arquivadas da Wide Field Planetary Camera 2 que datam logo após a Missão de Manutenção 3A em 1999. Na época, os astrônomos acreditavam que a mancha escura em NGC 1999 era algo chamado de glóbulo Bok – uma densa e fria nuvem de gás, moléculas e poeira cósmica que apaga a luz de fundo. No entanto, observações de acompanhamento usando uma coleção de telescópios, incluindo o Observatório Espacial Herschel da ESA, revelaram que a mancha escura é na verdade uma região vazia do espaço. A origem desta fenda inexplicável no coração da NGC 1999 permanece desconhecida.
Fonte:
https://esahubble.org/images/potw2243a/