CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!
https://spacetodayplus.com.br/premium/
ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 17 DE AGOSTO 20H NO TEATRO GAZETA, NA AVENIDA PAULISTA, 900!!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:
https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/264513/s/1807391
O vídeo de hoje é o corte de uma live recente onde falei da Estrela de Przybylski, conhece essa estrela?
Nos últimos anos, astrônomos observaram estrelas se comportando de maneiras bastante estranhas. Um exemplo clássico é a estrela KIC 8462852, conhecida como estrela de Boyajian, que em 2016 e 2017 apresentou um escurecimento incomum. Alguns sugeriram que isso poderia ser causado por uma “esfera de Dyson” criada por uma civilização alienígena avançada. No entanto, descobriu-se que o escurecimento era devido a poeira, decepcionando aqueles que esperavam detectar vida alienígena avançada.
Outra estrela que intriga os astrônomos é a HD 101065, ou estrela de Przybylski. Descoberta em 1961 pelo astrônomo polonês-australiano Antoni Przybylski, esta estrela é uma estrela Ap, uma classe de estrelas do tipo A com composição química peculiar. As estrelas Ap têm campos magnéticos fortes e rotação lenta, permitindo uma análise detalhada de suas atmosferas.
A estrela de Przybylski contém elementos raros como silício, cromo e estrôncio, mas também elementos que não deveriam estar lá, como promécio, actínio, neptúnio, plutônio, entre outros. Esses elementos têm meias-vidas curtas, sugerindo que devem ser produzidos continuamente por um processo desconhecido.
Uma hipótese sugere que a estrela pode ter um companheiro estrela de nêutrons que bombardeia sua atmosfera, produzindo esses elementos. Outra teoria envolve a “ilha de estabilidade”, onde elementos pesados poderiam ser estáveis. Algumas sugestões mais especulativas incluem a possibilidade de que civilizações alienígenas avancem sinais para atrair atenção.
Embora mais estudos sejam necessários, a estrela de Przybylski continua a ser um enigma fascinante, prometendo revelar novos insights sobre os processos estelares e possivelmente a vida extraterrestre.
FONTE:
#STAR #LIFE #UNIVERSE