A Polaris é a estrela mais brilhante na constelação da Ursa Minor, ou o Pequeno Urso. Ela também é conhecida como a Estrela do Polo, a Estrela do Norte, ou a Estrela Guia. Essa é única estrela relativamente brilhante (com magnitude de 1.98) perto de qualquer um dos polos celestes. Atualmente a somente 0.7 graus do polo celeste norte (mostrado como um ponto verde na imagem acima), a Polaris é usada tanto para a navegação como para ajustar a montagem equatorial de telescópios para imagens astronômicas. Ela tem sido usada para navegação desde a antiguidade.
A Polaris é na verdade um sistema estelar múltiplo com duas companheiras menores, e duas companheiras mais distantes. Ela também é uma variável Cefeida, localizada a aproximadamente 434 anos-luz de distância da Terra. Existem várias galáxias difusas e apagadas no segundo plano dessa imagem. Todas elas aparecem mais próximas do polo celeste norte do que a Polarissima Borealis (NGC 3172), uma brilhante galáxia espiral a 1 grau do polo, mas que não aparece no frame acima.
Essa imagem foi feita usando o equipamento de imageamento paralelo Mini-Wasp no Observatório New Forest e foi subsequentemente processada por Noel Carboni na Flórida. Qualquer um que faça imagens perto da Estrela Polar usando uma montagem equatorial alemã, GEM, do inglês, sabe que é muito difícil trabalhar, já que o polo apresenta uma singularidade de coordenadas. Isso faz com que a guiagem e o rastreamento sejam tarefas altamente desafiantes.
Fonte:
http://epod.usra.edu/blog/2013/09/navigators-companion.html
Comente!