fbpx
26 de dezembro de 2024

A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DO BURACO NEGRO DA VIA LÁCTEA!!!

VOTE NO CIÊNCIA SEM FIM, NA CATEGORIA DE MELHOR MESACAST DO CCXP AWARDS, A VOTAÇÃO É ATÉ DIA 6 DE JULHO ENTÃO CORRE LÁ AGORA!!! https://www.ccxpawards.com/ INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim VISITE A SPACE…

VOTE NO CIÊNCIA SEM FIM, NA CATEGORIA DE MELHOR MESACAST DO CCXP AWARDS, A VOTAÇÃO É ATÉ DIA 6 DE JULHO ENTÃO CORRE LÁ AGORA!!!

https://www.ccxpawards.com/

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Nas proximidades do buraco negro no centro da nossa galáxia está um aglomerado de estrelas densamente compactado . Este aglomerado, chamado aglomerado S, é o lar de mais de uma centena de estrelas que diferem em brilho e massa. As estrelas S se movem particularmente rápido. “Um membro proeminente, S2, se comporta como uma pessoa grande sentada à sua frente em um cinema: bloqueia sua visão do que é importante”, disse o Dr. Florian Peissker, principal autor do novo estudo. “A visão do centro da nossa galáxia é, portanto, muitas vezes obscurecida por S2. No entanto, em breves momentos podemos observar os arredores do buraco negro central.”

Por meio de métodos de análise continuamente refinados, juntamente com observações que abrangem quase vinte anos, o cientista agora identificou sem dúvida uma estrela que viaja ao redor do buraco negro supermassivo central em apenas quatro anos. Um total de cinco telescópios observaram a estrela, com quatro desses cinco sendo combinados em um grande telescópio para permitir observações ainda mais precisas e detalhadas. “Para uma estrela estar em uma órbita estável tão próxima e rápida na vizinhança de um buraco negro supermassivo foi completamente inesperado e marca o limite que pode ser observado com telescópios tradicionais”, disse Peissker.

Pesquisadores da Universidade de Colônia e da Universidade Masaryk em Brno (República Tcheca) descobriram a estrela mais rápida conhecida, que viaja em torno de um buraco negro em tempo recorde. A estrela, S4716, orbita Sagitário A*, o buraco negro no centro da nossa Via Láctea, em quatro anos e atinge uma velocidade de cerca de 8.000 quilômetros por segundo. S4716 chega a 100 UA (unidade astronômica) do buraco negro – uma pequena distância para os padrões astronômicos. Uma UA corresponde a 149.597.870 quilômetros. O estudo foi publicado no The Astrophysical Journal .

FONTE:

https://phys.org/news/2022-07-kilometers-star-shortest-orbital-period.html

https://iopscience.iop.org/article/10.3847/1538-4357/ac752f/pdf

#MILKWAY #SAGITTARIUSASTAR #STAR

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo