A Nebulosa Saturno (também conhecida como NGC 7009), é uma nebulosa planetária que se localiza na constelação de Aquário e tem esse nome pela semelhança com o planeta Saturno com os anéis voltados para nós que somos os observadores. A nebulosa inclui um halo, jatos, múltiplas conchas e estruturas semelhantes a asas de xícaras que se expandem de forma não radial a partir da estrela central e com filamentos e nós de pequena escala.
A distância dessa nebulosa até o Sol é desconhecida pelo fato de não existir estrelas de referência na vizinhança que foram detectadas e poderiam ser usadas para determinar de forma precisa a distância, mas acredita-se que deve ser algo entre 2900 e 5200 anos-luz da Terra.
A estrela central é uma estrela anã muito quente de coloração azulada com a temperatura atingindo 55000 K, de onde acredita-se que a nebulosa se originou. luminosidade ultravioleta que se irradia da estrela central pode ser a causa do brilho verde fluorescente da nebulosa, causado pela radiação do oxigênio ionizado. O objeto possui uma magnitude visual de 8 e uma velocidade radial de aproximação de 28 milhas por segundo.
Fonte: