A estação espacial chinesa Tiangong-1 de 8.5 toneladas, originalmente lançada em 2011, tem visto sua órbita rapidamente decair e agora espera-se que ele entre na atmosfera da Terra nos próximos meses.
Os oficiais chineses disseram às nações unidas em 2016 que eles perderam a habilidade de corrigir a altitude da estação e esperam que ela caia na Terra entre Outubro de 2017 e Abril de 2018. Mas Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard disse que ela está agora entrando na atmosfera de maneira mais acelerada e provavelmente a sua queda aconteça antes do planejado.
“Agora ela está com um perigeu abaixo dos 300 quilômetros e está numa atmosfera mais densa, o que faz com que sua taxa de decaimento seja maior, eu acredito que ela irá cair nos próximos meses, final de 2017, início de 2018”, disse McDowell.
O astrofísico disse que existe uma pequena chance de que pedaços da estação com cerca de 100 kg fiquem intactos e atinjam o solo a grande velocidade.
A Tiangong-1 é bem pequena para os padrões de estações espaciais, e só pode acomodar uma pequena tripulação de três taikonautas. Seu objetivo primário foi servir como um protótipo para as futuras estações espaciais chinesas e para futuras naves espaciais chinesas.
É pouco provável que os cientistas terão mais do que algumas horas para acompanhar a entrada da Tiangong-1 na atmosfera, e dizer quando e onde ela vai cair mesmo, mas é pouco provável que a sua queda aconteça numa área populosa, mesmo porque a maior parte do planeta é água. Até mesmo quando outras naves caíram na Terra, como a monstruosa Skylab com suas 77.5 toneladas, ou até mesmo o Upper Atmospheric Research Satellite, ninguém saiu ferido.
Fonte:
https://gizmodo.com/chinas-tiangong-1-space-station-will-crash-to-earth-in-1819485184