A imagem acima mostra a nebulosa de reflexão M78, localizada na constelação de Orion, o Caçador e revela muitas estrelas, gás e poeira. O gás, contudo, não está brilhando, se ele estivesse apareceria em vermelho, mas ele está sim refletindo a luz de estrelas próximas HD 38563A e HDE 38563B, ambas de magnitude aparente 10, pertencentes à classe espectral, contidas em seu interior.. A M78 localiza-se a aproximadamente 1600 anos-luz de distância da Terra.
A sua natureza como uma nebulosa de reflexão foi descoberta por Vesto M. Slipher em 1919, no observatório Lowell, investigando suas linhas espectrais, muito semelhantes às linhas espectrais de suas estrelas azuis. Seu diâmetro aparente de 8 minutos de arco correspondem a uma extensão real de 4 anos-luz, considerando sua distância em relação à Terra de 1 600 anos-luz.1
Seu aglomerado aberto associado pode ser melhor visualizado com astrofotografias em infravermelho. Também podem ser observados vários “berços estelares”, estrelas em plena formação. Segundo Elizabeth A. Lada, o aglomerado contém 192 estrelas. Existem pelo menos 17 objetos de Herbig-Haro, gases ejetados pelas estrelas recém-formadas quando elas colidem com o gás em seu torno a velocidades relativas de centenas de quilômetros por segundo.
A M78 Foi descoberta por Pierre Méchain em 1780 e incluída por Charles Messier no seu catálogo de objetos esse mesmo ano.
A imagem acima foi feita com um telescópio refrator Takahashi FSQ-106N de 4 polegadas em f/5, com uma câmera CCD SBIG ST-10XME. A imagem acima, é na verdade uma combinação de imagens obtidas com filtros LRGB com exposições de 210, 80, 80 e 80 minutos respectivamente. A foto acima foi feita por John W. Downs desde Vista na Califórnia.
Fonte:
http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx