A animação acima é composta por 101 imagens adquiridas pela Navigation Camera a bordo da sonda Rosetta da ESA enquanto se aproximava do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em Julho e Agosto de 2014. A primeira imagem dessa animação foi adquirida em 1 de Agosto de 2014, às 11:07 UTC, a uma distância de 832 km do cometa. A última imagem acabou de ser feita, hoje, no dia 6 de Agosto de 2014 às 06:07 UTC a uma distância de 110 km do cometa.
A imagem abaixo foi feita no dia 3 de Agosto de 2014, enquanto a sonda se aproximava do cometa, a uma distância de 285 km de seu alvo, e está sendo considerada por muitos, até agora, a melhor imagem já obtida do núcleo de um cometa. Nessa imagem pode-se notar claramente os dois lobos que constituem o núcleo duplo do cometa, além de se poder observar a quantidade de crateras e acidentes “geográficos”, existentes na superfície do Churyumov-Gerasimenko.
Uma feição que até então não tinha sido observada, está presente no lobo menor do cometa, na parte terminal, mais à direita. Essa feição parece ser uma gigantesca cratera que ocupa quase que a totalidade do diâmetro do lobo menor, e que pode ser observada com mais clareza na imagem abaixo, retirada animação. Claro que os detalhes dessa feição e das demais características do cometa se tornarão cada vez mais claros e evidentes a partir de hoje, 6 de Agosto de 2014 com a aproximação e a inserção da sonda Rosetta na órbita do seu cometa de destino.
O vídeo abaixo, apresenta a transmissão feita pelo canal Astronomia Ao Vivo desse momento crucial e único na história da exploração espacial feita pelo ser humano.
Fontes:
http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/08/NavCam_animation_6_August
http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/08/Comet_on_3_August_2014