A Escarpa de Falha do Lago Hebgen

A foto acima mostra uma escarpa que resultou do maior terremoto já registrado dentro do Rocky Mountain Intermountain Seismic Belt. Esse tremor ocorreu às 11:37 p.m. do dia 17 de Agosto de 1959 quando uma falha perto do Hebgen Lake, em Montanha sofreu uma ruptura. Foi descoberto que na verdade ocorreram dois grandes terremotos discretos registrando magnitudes de 6.3 e 7.5 na escala Richter. Esses sismos foram sentidos numa área de 1555000 quilômetros quadrados. Acredita-se que a ruptura inicial da falha começou entre 10 e 14 km abaixo da sueprfície. Vinte e dois sismos posteriores foram registrados sendo que quatro deles tiveram uma magnitude maior que 6.0. Esse evento produziu escarpas de falhas atingindo 6.7 metros de altura e produzindo um total de 29 a 35 km de escarpas. A escarpa mostrada acima se formou numa area de camping. Não muito longe, no Madison River Canyon, aproximadamente 21.4 milhões de metros cúbicos de rocha deslizaram no Rio Madison, caindo mais de 300 metros. Os detritos viajaram a aproximadamente 160 km/h carregando 120 metros da parede oposta do canyon. Vinte e oito pessoas morreram, 19 delas, soterradas pelo deslizamento do Madison Canyon. Dezenas de pessoas se feriram ou ficaram desabrigadas e estima-se que o prejuízo foi de 1959 dólares. A foto acima foi feita em Agosto de 2007.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/07/hebgen-lake-fault-scarp.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.