A algum tempo atrás publiquei aqui no blog um vídeo de um alienígena muito simpático chamado Zogg, o alienígena de Betelgeuse. Zogg tem estado ocupado ajudando os alienígenas a entenderem conceitos humanos como “rituais” e “visão”, mas mesmo assim ele arrumou um tempinho para ajudar a todos entenderem a geometria do universo. O que significa ter um universo plano e finito? Como você poderia viajar em uma direção e retornar para o seu ponto de partida?
O primeiro episódio sobre essa discussão foi fantástico, e pode servir tranquilamente como uma ótima fonte e divertida para ser enviada para qualquer um que tenha problema em entender os conceitos de um universo finito. Como o universo pode estar em expansão, sem se expandir em nada. Se você não viu o primeiro episódio ele está abaixo, se você já viu, veja novamente.
Essa é uma série de três vídeos e agora Zogg, lançou o segundo episódio, detalhando as geometrias do universo. O que os cosmologistas querem dizer quando eles dizem que o universo é curvo ou plano. Como seria essa curvatura?
Fonte:
http://www.universetoday.com/104635/the-curvature-of-the-universe/