fbpx

A Cratera Hakumyi em Ceres

A sonda Dawn da NASA fez essa imagem da Cratera Hakumiy em Ceres. Essa cratera aparece um pouco a esquerda do centro da imagem. A cratera tem esse nome em homenagem ao espírito Brasileiro, Paraguaio  e Boliviano que é dito ser bom para a jardinagem.

A Cratera Hakumyi, tem 29 quilômetros de diâmetro, e está localizada a cerca de 70 quilômetros a oeste da Cratera Ernutet. A Cratera Ernutet é onde os cientistas encontraram evidências de material orgânico, graças ao espectrômetro de mapeamento visível e infravermelho da sonda Dawn.

Evidências para materiais orgânicos também foram encontrados na cratera jovem de 6.5 quilômetros localizada no anel da Hakumiy, e no material em forma de lobo que parece cair dentro da Hakumyi. Essas feições parecem relativamente jovens em comparação com o resto da Cratera Hakumyi, cujo os anéis e a sua forma geral foram apagados. O fluxo em forma de lobo é parecido com os fluxos de Tipo I identificados em múltiplos lugares nas altas latitudes de Ceres, e sugere uma significante quantidade de gelo perto da superfície.

A sonda Dawn fez essa imagem no dia 20 de Agosto de 2015, quando estava a cerca de 1470 km de altura de Ceres. As coordenadas centrais da imagem são, 48.9 graus de latitude norte e 27.0 graus de longitude leste.

A missão da sonda Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program do diretório, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville, Alabama. A UCLA é responsável geral pela ciência da missão Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são os parceiros internacionais na equipe da missão.

Para uma lista completa dos participantes da missão Dawn, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission.

Para mais informações sobre a missão Dawn, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov.

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA21413

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo