fbpx

A Cratera de 120 Milhões de Dólares em Mercúrio

Essa imagem acima é uma porção do mosaico do mapa base global feito com dados do instrumento MDIS adquirido durante o Ribeiro ano da sonda MESSENGER na órbita de Mercúrio. A cena acima mostra uma visão espetacular e detalhada da cratera Munch, que recebeu esse nome em homenagem ao pintor impressionista norueguês Edvard Munch, que viveu de 1863-1944. Na última quarta-feira, dia 2 de Maio de 2012, uma das versões da famosa pintura de Munch, conhecida como O Grito foi vendida em um leilão por 119.9 milhões de dólares e se tornou a mais cara obra de arte do mundo.

A cratera Munch está localizada dentro da Bacia Caloris, a bacia de impacto grande e mais jovem de Mercúrio. O interior da Bacia Caloris foi inundada por fluxos vulcânicos. A cobertura de material ejetado ao redor da Munch contém material escuro que tem origem profunda e foi escavado durante ao impacto que formou a cratera Munch. Esse material escuro pode corresponder a tipos de rochas, ou seja, litologias, que são mineralogicamente distintas daquelas observadas em superfície.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=840

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.