A Cratera Das na Lua

A cratera Das na Lua com 35 km de diâmetro está localizada um pouco a nordeste da Bacia Aitken do Polo Sul da Lua. A porção do seu interior na imagem acima é uma piscina suave e plana de material derretido por impacto. Um grande quantidade de energia é criada e absorvida tanto pelo bólido como pelo alvo durante o evento de impacto. O bólido é praticamente vaporizado por completo e uma grande porção do alvo por ele atingido é fraturado e redepositado em outro lugar como material ejetado pelo impacto. Material derretido pelo impacto, diferente do material ejetado por impacto fica depositada principalmente dentro da cratera mãe, formando intrigantes padrões como os fluxos de material derretido e grandes reservatórios. Ocasionalmente, o material derretido por impacto também extravasa para fora da cratera formando depósitos externos de material derretido.

Mas como os cientistas sabem que o reservatório dentro da cratera Das é  formado por material derretido pelo impacto? Para resolver esse quebra-cabeça é necessário conhecer o contexto geológico do pequeno reservatório dentro da cratera. Como discutido ontem, o volume e a textura do reservatório podem ajudar como peças importantes desse quebra-cabeça. A imagem acima mostra que o interior da cratera Das não é suave ou plano  e é feito sim de alguns outros reservatórios de material. Essa é uma feição diferente daquela discutida ontem na cratera Jenner. A distribuição desses materiais depositados nos fornecem a próxima pista. Os reservatórios estão localizados em elevações distintas dentro da cratera e fluem talude abaixo. Isso não é o que se espera ver em uma cratera inundada por lava de mar, quando uma massiva quantidade de lava é levada de uma elevação mais baixa. Todas essas observações apontam para que o interior da cratera seja formado por material derretido por impacto como sendo a melhor explicação para os reservatórios.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/408-Das-crater.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.