A Cascata de Estrelas da Galáxia UGCA 193

A galáxia UGCA 193, mostrada nessa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, fica na constelação de Sextante. Parecendo com uma cascata, a UGCA 193 abriga muitas jovens estrelas, especialmente na porção inferior, criando uma tonalidade azulada e a impressão que as estrelas estão caindo desde a parte superior da galáxia.

A cor azul da UGCA 193 indica que as estrelas que estamos vendo são quentes, algumas delas com temperaturas que excedem em 6 vezes a temperatura do Sol. Nós sabemos que as estrelas mais frias aparecem mais avermelhadas para os nossos olhos e que as estrelas mais quentes aparecem mais azuladas. Como a massa, a temperatura da superfície da estrela, e a sua cor são todas propriedades que estão integradas, estrelas mais pesadas são capazes de “queimar” a temperaturas maiores resultando assim num brilho azulado na sua superfície.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Tully

Fonte:

[https://www.spacetelescope.org/images/potw2044a/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.