fbpx

A Cápsula Orion da Missão Artemis I Já Está De Volta Ao Kennedy Space Center

A cápsula Orion que viajou na missão Artemis I da NASA está finalmente em casa.

A Orion chegou ao Kennedy Space Center (KSC) da agência espacial norte-americana na Flórida em 30 de dezembro de 2022, encerrando uma jornada de nove dias pelo país na boleia de um caminhão.

O KSC foi o ponto de partida para a épica missão lunar Artemis 1 da Orion , que enviou a cápsula não tripulada em um cruzeiro para a órbita lunar. A missão Artemis 1 foi lançada do KSC em 16 de novembro de 2022 no topo do megafoguete SLS e terminou com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa de Baja California, em 11 de dezembro de 2022.

Demorou dois dias para Orion chegar ao porto de San Diego após o mergulho e mais uma semana para os membros da equipe Artemis 1 prepararem a cápsula para sua longa viagem de volta para casa, que começou em 21 de dezembro.

O fim dessa jornada não significa que a equipe Artemis 1 pode ficar tranquila.

“Agora que Orion está de volta ao Kennedy, os técnicos removerão as cargas úteis da cápsula como parte das operações de desserviço, incluindo o comandante Moonikin Campos, o indicador de gravidade zero Snoopy e o kit de voo oficial”, escreveram os funcionários da NASA em um post de blog em 30 de dezembro). ( Comandante Moonikin Campos é um manequim carregado de instrumentos que reuniu uma variedade de dados durante a missão.)

“O escudo térmico de Orion e outros elementos serão removidos para análise extensiva, e tudo será estudado nos mínimos detalhes”, acrescentaram funcionários da agência.

A Artemis 1 parecia ir incrivelmente bem desde a decolagem até a aterrissagem. Mas os membros da equipe da missão continuarão analisando os dados nos próximos meses para garantir que o SLS e a Orion estejam prontos para transportar astronautas, o que eles devem fazer pela primeira vez na missão Artemis 2 em 2024.

A Artemis 2 enviará uma equipe ao redor da lua e de volta à Terra. Se tudo correr bem com esse voo, a Artemis 3 pousará astronautas perto do polo sul lunar em 2025 ou 2026. A NASA pretende construir um posto avançado tripulado naquela região até o final da década, um dos principais objetivos do programa Artemis da agência .

Fonte:

https://www.space.com/nasa-artemis-1-spacecraft-orion-arrives-florida

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo