A Beleza Massiva De Júpiter

A sonda Juno da NASA capturou essa bela imagem do hemisfério sul de Júpiter no dia 17 de fevereiro de 2020, durante a mais recente passagem da sonda pelo planeta gigante gasoso.

Júpiter não somente é o maior planeta orbitando o Sol, mas ele contém mais de duas vezes a quantidade de material de todos os outros objetos no Sistema Solar combinados, incluindo todos os planetas, satélites naturais, asteroides e cometas. Em composição, Júpiter lembra uma estrela, e os cientistas estimam que se ele tivesse no mínimo 80 vezes mais massa do que tem hoje, ele poderia ter se tornado uma estrela do tipo anã vermelha, ao invés de um planeta.

Enquanto os elementos mais comuns do universo, hidrogênio e hélio, compõem a maior parte da massa de Júpiter, as nuvens visíveis na sua atmosfera são compostas na sua maioria por amônia e sulfeto de hidrogênio.

Essa imagem de alta resolução é uma composição feita com 4 imagens capturadas pelo imageador conhecido como JunoCam e foram montadas pelo cientista cidadão Kevin M. Gill. As imagens foram feitas em 17 de fevereiro de 2020, entre 15:31 e 16:00, no horário de Brasília. Durante o momento em que as imagens foram adquiridas, a sonda estava passando entre 49500 e 100400 km de distância do topo das nuvens do planeta, nas latitudes entre 50 e 68 graus sul.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa processar e produzir suas próprias visualizações de Júpiter, para acessar as imagens, clique em:

https://missionjuno.swri.edu/junocam/processing.

Mais informações sobre a Juno podem se encontradas em

https://www.nasa.gov/juno , e:

https://missionjuno.swri.edu.

Crédito da imagem:

NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/massive-beauty

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo