fbpx

A Beleza das Auroras


No dia 26 de Setembro de 2011, uma grande ejeção de massa coronal, que pode ser observada no vídeo abaixo atingiu a magnetosfera do planeta Terra, produzindo severas tempestades geomagnéticas e auroras em muitos lugares do planeta. A imagem acima foi feita a partir da ilha de Kvaløya nas cercanias de Tromsø, no norte da Noruega, perto da meia noite, no local e pode-se ver que o intenso brilho das auroras foi como se enquadrado por nuvens de chuva. Tingidas de laranja, as nuvens têm também sua silhuetas destacadas à medida que o topo das cortinas coloridas das auroras se estendem a mais de 100 quilômetros acima do solo. Pensando os raios das auroras como sendo paralelos, a imagem em perspectiva faz com que eles pareçam estar radiando de um ponto no zênite. Próximo da base da imagem, pode-se ver o distante aglomerado estelar das Plêiades e o brilhante planeta Júpiter brilhando nessa nublada noite do hemisfério norte. Abaixo pode-se ver algumas fotos tiradas pelo mesmo fotógrafo sobre o fenômeno. Mais imagens e mais informações sobre a situação atual pode ser encontrada em: http://www.spaceweather.com/archive.php?view=1&day=28&month=09&year=2011

Ainda falando de auroras, a foto abaixo foi feita na noite de 27 de Setembro de 2011 em Pontoon Lake, aproximadamente 30 km a leste de Yellowknife. No momento da foto não existia vento no local, e o mais impressionante dessa imagem foi ter capturado a reflexão das auroras na água. Mais fotos sobre auroras podem ser encontradas aqui: http://www.flickr.com/photos/steves_2003/sets/72157625882253359/.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110930.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .