Normalmente, dentro de uma galáxia, podemos ter cerca de 300 bilhões de estrelas, porém as vezes é interessante olhar algumas dessas estrelas de forma individual, para entender como elas nascem e evoluem durante suas vidas. Uma maneira de fazer isso é observando as nebulosas, ou melhor dizendo, os verdadeiros berçários de estrelas. A imagem acima, feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra algumas estrelas localizadas na NGC 1333, uma nebulosa, onde é possível ver o gás e a poeira que foram usados como matéria prima para as estrelas e que ainda continuam por ali.
A NGC 133 está localizada a cerca de 1000 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Perseus. O gás frio e a poeira concentrados nessa região estão gerando novas estrelas cuja a luz é então refletida no material ao redor iluminando todo o objeto. Devido a isso, a NGC 133 é conhecida como sendo uma nebulosa de reflexão.
Essa imagem mostra apenas uma parte da NGC 133. Abaixo, você pode ver outra imagem da NGC 1333 feita pelo Hubble também, porém mostrando a nebulosa de forma mais ampla. Na imagem mais ampla, as poucas estrelas registradas agora pelo Hubble passam quase que imperceptíveis.
Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.