fbpx

A Bela Galáxia NGC 5037 Sob O Olhar Preciso da WFC3 do Hubble

Essa imagem mostra a galáxia espiral NGC 5037, na constelação de Virgem. Essa galáxia foi observada pela primeira vez por William Herschel em 1785. A galáxia está localizada a aproximadamente 150 milhões de anos-luz de distância da Terra, e nessa imagem do Hubble é possível ver detalhes interessantes das delicadas estruturas de gás e poeira no interior da galáxia. A imagem foi feita pela Wide Field Camera 3, ou WFC3 do telescópio espacial, foram vários registros combinados para no final gerar essa bela imagem.

A WFC3 do Hubble é uma câmera muito versátil ela coleta luz nos comprimentos de onda do ultravioleta, do visível e do infravermelho, fornecendo assim uma imagem completa do objeto que está sendo observado. A WFC3 foi instalada no Hubble pelos astronautas da chamada missão de serviço 4 em 2009. Essa foi na verdade a quinta e última missão de serviço que atuou no Hubble. A missão de serviço 4 foi realizada com o intuito principal de prolongar a vida do Hubble por mais 5 anos. O que acontece é que, 12 anos depois, tanto o Hubble como a WFC3 continuam firmes e fortes trabalhando e nos revelando as maravilhas do universo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, D. Rosario
Agradecimento: L. Shatz

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2121a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .