A Barra de Luz Brilhante da Galáxia NGC 2217

A imagem acima feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra a magnífica barra central da galáxia NGC 2217, também conhecida como AM 0619-271, brilhando de forma intensa na constelação de Cão Maior. Localizada a aproximadamente 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, essa galáxia espiral barrada tem o mesmo tamanho que a Via Láctea, cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro. Muitas estrelas estão concentradas na região central formando então essa barra luminosa, que é envolta por um conjunto de braços espirais.

A barra central nesse tipo de galáxias tem um papel muito importante na evolução da mesma, ajudando a afunilar o gás do disco no centro da galáxia. O gás e a poeira que são transportados são então usados como matéria prima para a formação de novas estrelas ou para alimentar o buraco negro supermassivo no centro da galáxia.

Essa imagem foi colorida usando dados obtidos pelo Panoramic Survey Telescope and rapid Repsonse System, ou Pan-STARRS.

Crédito da Imagem:

ESA/Hubble & NASA, J. Dalcanton
Agradecimento: Judy Schmidt (Geckzilla)

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2052a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.