Pode parecer uma pintura abstrata, mas esse respingo de cores é de fato um complexo lotado de formação de estrelas chamado Rho Ophiuchi. O Wide-field Infrared Explorer, ou WISE da NASA, registrou essa pitoresca imagem da região, que é um dos complexos de formação de estrelas mais próximo da Terra.
A maravilhosa variedade de cores vista nessa imagem representa na verdade diferentes comprimentos de onda da luz infravermelha. A nebulosa brilhante branca no centro da imagem está brilhando devido ao aquecimento gerado pelas estrelas próximas, resultando no que se chama de nebulosa de emissão. O mesmo é verdade para a maior parte do gás de múltiplas tonalidades que prevalece através de toda a imagem, incluindo a feição em forma de arco azulada próximo à parte inferior direita da imagem.
It might look like an abstract painting, but this splash of colors is in fact a busy star-forming complex called Rho Ophiuchi. NASA’s Wide-field Infrared Explorer, or WISE, captured the picturesque image of the region, which is one of the closest star-forming complexes to Earth. A área brilhante em vermelho na parte inferior direita da imagem é a luz da estrela no centro – a Sigma Scorpii – que é refletida para fora da poeira ao redor, criando o que se chama de nebulosa de reflexão. As muitas áreas mais escuras dispersar através da imagem são pedaços de gás frio e denso que bloqueia a luz de fundo, resultando em uma nebulosa de absorção ( ou nebulosa escura). Os detectores do WISE de comprimentos de onda mais longos podem normalmente ver através das nebulosas escuras, mas essas são excepcionalmente opacas.
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/wise/newsfeatures.cfm?release=2011-106