fbpx
26 de novembro de 2024

A ÁGUA JÁ EXISTIA NO SISTEMA SOLAR ANTE DA TERRA!!!

VENHA PARTICIPAR DA SEMANA O DESPERTAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: https://spacetoday.app/despertar INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim A Terra é o único planeta que conhecemos onde existe vida, pelo menos até agora. Nós…

VENHA PARTICIPAR DA SEMANA O DESPERTAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:

https://spacetoday.app/despertar

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM PAPO ESPECIAL DESSA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

A Terra é o único planeta que conhecemos onde existe vida, pelo menos até agora.

Nós não sabemos como a vida se desenvolveu na Terra, mas uma coisa é certa, a vida como nós conhecemos não existiria se não fosse a presença da água.

E essa é uma das maiores questões em aberto, de onde veio a água que atualmente é abundante na superfície do nosso planeta e faz com que a vida seja possível aqui.

Várias hipóteses já foram comentadas sobre a origem da água, elas podem ter sido trazidas por cometas, asteroides, e até mesmo o vento solar teria a sua parcela de culpa na água presente na Terra.

Datações radiométricas sugerem que a Terra se formou a cerca de 4.54 bilhões de anos atrás, e todo o processo de acreção pelo qual ela passou pode ter modificado muito o material original apagando os traços da origem da água.

Mas aí entra uma coisa legal nessa história, antes da Terra existir, já existiam rochas vagando pelo Sistema Solar, e algumas delas depois da formação do nosso planeta acabaram se chocando.

Uma dessas rochas foi encontrada no Caszaquistão em 1962 e é o chamado Meteorito de Efremovka, com uma idade calculada em 4.57 bilhões de anos.

Os pesquisadores pegaram esse meteorito e foram estudar ele com novas técnicas desenvolvidas principalmente para analisar os isótopos.

Os pesquisadores mediram a quantidade de água no meteorito, e investigaram todos os minerais presentes na amostra, esses resultados foram então comparados com oito materiais de referência aqui da Terra, com uma grande variação de conteúdo de água.

Além disso, os pesquisadores analisaram a razão de isótopos de hiddrogênio no meteorito.

E quando fizeram essa análise, o resultado foi o seguinte, as razões de isótopos e os minerais no Meteorito de Efremovka revelou que nos primeiros 200 mil anos de vida do sistema solar, antes dos planetesimais que deram origem aos planetas, existiam dois grandes reservatórios de gás.

Um deles continha gás solar do qual a matéria no sistema solar acabou se condensando.

O outro reservatório era rico em água, essa água provavelmente veio de um massivo influxo de material interestelar que caiu em direção a parte interna do sistema solar no momento do colapso do envelope protoestelar.

E o mais interessante, é que essa água é muito parecida com a água encontrada na Terra.

Esse estudo demonstra que a água que encontramos na Terra já estava presente no sistema solar antes da Terra se formar, e isso é muito interessante, pois não é necessário um disco protoplanetário muito desenvolvido para que a água possa existir.

Isso pode ser considerando também em outros sistemas planetários e até mesmo em outros objetos do nosso sistema solar.

Será que a água em planetas por aí é algo bem comum?

Fonte:

https://www.sciencealert.com/new-study-finds-earth-s-water-was-around-in-the-solar-system-before-earth-was

#WATERONEARTH #LIFEONEARTH #EARTH

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo