A sonda Cassini da NASA tem revelado detalhes em um nível nunca antes observados do Anel F de Saturno, incluindo evidência para o efeito de perturbação de pequenas luas orbitando o próprio anel ou passando perto do mesmo.
Por algumas vezes, os cientistas suspeitaram da presença de pequenas luas que orbitavam Saturno em associação com porções aglomeradas e com feições parecidas com tranças nos anéis. À medida que os pequenos satélites se movem para perto do Anel F, seu núcleo deixa uma assinatura gravitacional. Em alguns casos eles podem retirar material na forma de uma corrente – uma versão em miniatura do que a Cassini já testemunhou entre o satélite Prometeus e o material do anel F de Saturno. A dinâmica dessas interações são as mesmas, mas em escalas diferentes. A imagem abaixo mostra o satélite Prometheus gerando o seu efeito.
Os cientistas especulam que poderiam existir algumas pequenas luas com tamanhos variados envolvidas na criação de estruturas como as vistas aqui.
A imagem acima foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 25 de Setembro de 2006 a uma distância de aproximadamente 255000 quilômetros de Saturno, e com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase, formando um ângulo de 29 graus. A escala da imagem original é de 1 km/pixel. A imagem foi ampliada em um fator de dois para realçar o contraste.
Fonte: