MATRICULE-SE AGORA NO CURSO DE ASTRONOMIA – ASTRONOMIA TOTAL!!! VENHA ESTUDAR ASTRONOMIA COMIGO PARA NUNCA MAIS CAIR EM FAKE NEWS RELACIONADA COM O ESPAÇO!!! E VENHA FAZER PARTE DA MAIOR E MAIS ATIVA COMUNIDADE DE AMANTES DA ASTRONOMIA E DO ESPAÇO!!!
https://lp.academyspace.com.br/
O 3I/ATLAS passou pelo Sol, e algumas coisas não aconteceram com ele, ele não explodiu, ele não soltou pequenas naves para atacar a Terra, ele nào foi engolindo pelo Sol, ele não dobrou a esquina no Sistema Solar e está vindo direto para a Terra, e nada disso aconteceu por uma simples razão, o 3I/ATLAS é um cometa, um cometa interestelar, de outro sistema planetário, mas simplesmente um cometa.
Nos últimos dias, um burburinho tomou conta da comunidade astronômica e das redes sociais: o cometa 3I/ATLAS, o terceiro objeto interestelar já registrado atravessando o Sistema Solar, teria explodido após passar atrás do Sol. A notícia — publicada inicialmente por alguns portais de tecnologia e reforçada por especulações nas redes — rapidamente despertou teorias ainda mais ousadas: seria esse objeto, afinal, uma sonda alienígena disfarçada de cometa?
Mas, como acontece com frequência na astronomia moderna, a realidade científica é bem mais fascinante do que qualquer teoria conspiratória. Novas observações mostram que o cometa 3I/ATLAS está perfeitamente intacto, e sua aparência recente indica um comportamento típico de um cometa natural. O objeto, que já é um dos visitantes mais interessantes dos últimos anos, continua sua jornada pelo Sistema Solar interno, oferecendo aos astrônomos uma rara oportunidade de estudar de perto um fragmento de outro sistema estelar.
Para esclarecer o que de fato está acontecendo, astrônomos de vários observatórios pelo mundo, incluindo o Virtual Telescope Project, na Itália, e o Lowell Observatory, no Arizona, realizaram novas observações do 3I/ATLAS após sua reemergência por trás do Sol.
As imagens, feitas na madrugada de 11 de novembro de 2025, mostram um cometa brilhante, com cauda bem definida e uma coma estável — sinais típicos de um núcleo intacto. Qicheng Zhang, pesquisador da Universidade do Arizona que vem acompanhando a trajetória do cometa, afirmou ao site Live Science:
“Todas as imagens que vi mostram um cometa perfeitamente normal e saudável. Não há qualquer indício de que o núcleo tenha se fragmentado.”
Ou seja, as novas evidências indicam que o 3I/ATLAS não explodiu, não se fragmentou e continua seguindo sua órbita conforme o esperado. O aumento de brilho registrado em alguns instrumentos é explicado pelo processo natural de sublimação de gelo e ejeção de gases, que cria jatos luminosos quando o cometa se aquece ao se aproximar do Sol.
fonte:
#3IATLAS #COMET #LIFE #universe
APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1
MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves
PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_
EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez
FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos


Comente!