fbpx

SERÁ QUE O SINAL WOW! FOI EMITIDO PELO 3I/ATLAS?

📎 SPACE TODAY STORE: https://www.spacetodaystore.com.br 📎 MASTER CIDADANIA: SITE: https://mastercidadania.com.br INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/ O " Sinal Uau! " foi detectado em 15 de agosto de 1977 como um forte sinal de rádio de banda estreita pelo radiotelescópio Big Ear da Universidade…

📎 SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com.br

📎 MASTER CIDADANIA:
SITE: https://mastercidadania.com.br
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/

O ” Sinal Uau! ” foi detectado em 15 de agosto de 1977 como um forte sinal de rádio de banda estreita pelo radiotelescópio Big Ear da Universidade Estadual de Ohio. Sua origem foi inferida como extraterrestre. A explicação natural mais recente (acessível aqui ) levantou a hipótese de que o “Sinal Uau!” foi causado por um súbito aumento de brilho na linha de hidrogênio emitida por uma nuvem interestelar, desencadeado por uma forte fonte de rádio transitória, como uma explosão de uma estrela de nêutrons altamente magnetizada (magnetar).

O sinal “Uau!” originou-se das coordenadas celestes de Ascensão Reta (AR) = 19h25m = 291 graus e Declinação (Dec) = -27 graus.

Em 12 de agosto de 1977, o objeto interestelar 3I/ATLAS estava a uma distância de cerca de 600 vezes a separação Terra-Sol (UA) — correspondendo a um tempo de viagem da luz de cerca de 3 dias. Suas coordenadas celestes eram RA = 19h40m = 295 graus e Dec = -19 graus.Esses parâmetros podem ser inferidos com precisão dada a falta de aceleração não gravitacional para 3I/ATLAS, conforme inferido em meu último artigo (acessívelaqui).

Portanto, o sinal “Uau!” estava separado por aproximadamente 4 graus em RA e 8 graus em Dec da direção do 3I/ATLAS. A chance de duas direções aleatórias no céu estarem alinhadas a esse nível é de cerca de 0,6%. Se o sinal “Uau!” se originou do 3I/ATLAS, qual a potência do transmissor?

A intensidade detectada do “Sinal Uau!” estava na faixa de 54 a 212 Jansky, com uma largura de banda de cerca de 10 quilohertz. A uma distância de 600 UA, isso corresponde a uma potência de fonte de 0,5 a 2 gigawatts, a potência de um reator nuclear típico na Terra.

O “Sinal Uau!” foi observado a uma frequência de 1420,4556 ± 0,005 megahertz, com um desvio para o azul de cerca de 10 quilômetros por segundo em direção à Terra em relação à frequência central da linha de hidrogênio. Esse desvio para o azul é da mesma ordem de magnitude, mas menor do que o esperado considerando a velocidade de aproximação do 3I/ATLAS em direção ao Sol, a 60 quilômetros por segundo.

Até o momento, nenhum radiotelescópio relatou dados sobre o 3I/ATLAS. Esperamos que a coincidência na direção de chegada do 3I/ATLAS e do “Sinal Uau!” motive os observadores de rádio a verificar se o 3I/ATLAS apresenta alguma transmissão de rádio ao redor da linha hiperfina do hidrogênio.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivo