fbpx
24 de novembro de 2024

POR QUE A CHANDRAYAAN-3 POUSOU NO POLO SUL DA LUA?

ACOMPANHE O PROJETO SERJÃO DOS FOGUETES!!! https://www.youtube.com/watch?v=ghImQP2Yd28&t=610s VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST: https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades ECLIPSE ANULAR DO SOL!!! https://spacetoday.com.br/eclipse23/ Os especialistas estão esperançosos de que um segredo de quatro bilhões de anos possa finalmente ser descoberto nas profundezas das…

ACOMPANHE O PROJETO SERJÃO DOS FOGUETES!!!

https://www.youtube.com/watch?v=ghImQP2Yd28&t=610s

VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST:

https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades

ECLIPSE ANULAR DO SOL!!!

https://spacetoday.com.br/eclipse23/

Os especialistas estão esperançosos de que um segredo de quatro bilhões de anos possa finalmente ser descoberto nas profundezas das crateras lunares após o pouso bem-sucedido Chandrayaan-3 .

Chandrayaan-3 – “nave lunar” em sânscrito – é o terceiro no programa de exploração lunar da Índia. Ele decolou de uma plataforma de lançamento em Sriharikota, no sul da Índia, em 14 de julho, rumo ao “lado negro” da Lua. O pouso bem-sucedido da Índia será uma humilhação para Vladimir Putin , já que a tentativa da Rússia de pousar na Lua apenas alguns dias atrás não teve sucesso. Ele pousou com sucesso na quarta-feira, sob aplausos no centro de controle e para alegria do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi , que assistia ao pouso.

A próxima etapa da missão verá a nave de pouso enviar dois rovers que irão explorar “as características físicas da superfície da Lua, a atmosfera próxima à superfície e a atividade tectônica para estudar o que acontece abaixo da superfície”.

O módulo de aterragem Vikram está a realizar pesquisas científicas no polo sul lunar com a esperança de que as suas descobertas possam melhorar a compreensão humana do nosso lugar no universo. A Dra. Becky Smethurst, astrofísica da Universidade de Oxford, disse que as sondas tentarão explorar “um registro fossilizado perfeito da história da Lua” no fundo das crateras lunares.

A razão pela qual o Polo Sul da Lua é tão excitante é porque tem crateras de impacto muito profundas, cujo fundo está permanentemente protegido da luz solar”, explicou ela. Smethurst acrescentou: “Isso significa que pode haver gelo de água no fundo, que é uma relíquia de impactos com cometas nos primeiros dias do Sistema Solar, cerca de 4 bilhões de anos atrás. “Se Chandrayaan-3 encontrar gelo de água no fundo destes crateras, isso ajudará a apoiar a ideia de que a água na Terra também é proveniente de um grande número de impactos com cometas após a formação da Terra.”

A aterrissagem bem-sucedida também oferece a oportunidade de estudar metais lunares como titânio e alumínio, explicou Lionel Wilson, professor emérito de Ciências da Terra e Planetárias na Universidade de Lancaster. ABP Live descreveu o Polo Sul como um “tesouro de segredos científicos e mistérios cósmicos”.

Pensa-se que as crateras perto do pólo sul contêm água gelada, mas Wilson não tem certeza se será encontrada. “Se eles realmente encontrarão água – na forma de gelo – não tenho certeza”, disse ele ao Daily Star. “O gelo só é estável em locais muito frios, ou seja, onde nunca se vê o Sol. A nave espacial precisa da luz solar para obter energia, por isso não terá de aterrar em sombras profundas.

“Não vejo isso como algo negativo. Depois que eles demonstrarem, durante o próximo mês lunar, que o módulo de pouso e o veículo espacial funcionam conforme planejado, então eles poderão pensar em missões mais complexas, como pousar na borda de uma cratera profunda onde o módulo de pouso permanece. à luz do sol e o veículo espacial rasteja em sombras profundas e procura especificamente água gelada.”

Fontes:

https://www.mirror.co.uk/news/world-news/indian-moon-mission-hopes-solve-30777161

#CHANDRAYAAN3 #INDIA #MOON

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo