fbpx
24 de novembro de 2024

LUNA-25 SOFRE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E MISSÃO PODE SER PERDIDA

ACOMPANHE O PROJETO SERJÃO DOS FOGUETES!!! https://www.youtube.com/watch?v=SAMpvaC4xR0&t=2076s VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST: https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades ECLIPSE ANULAR DO SOL!!! https://spacetoday.com.br/eclipse23/ VENHA FAZER PÓS-GRADUAÇÃO COMIGO, VAMOS ESTUDAR COM PROFUNDIDADE GEOLOGIA PLANETÁRIA: https://spacetoday.com.br/semanadapos/ Em 19 de agosto, a Roskosmos informou que outra…

ACOMPANHE O PROJETO SERJÃO DOS FOGUETES!!!

https://www.youtube.com/watch?v=SAMpvaC4xR0&t=2076s

VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST:

https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades

ECLIPSE ANULAR DO SOL!!!

https://spacetoday.com.br/eclipse23/

VENHA FAZER PÓS-GRADUAÇÃO COMIGO, VAMOS ESTUDAR COM PROFUNDIDADE GEOLOGIA PLANETÁRIA:

https://spacetoday.com.br/semanadapos/

Em 19 de agosto, a Roskosmos informou que outra manobra orbital havia começado às 14h10, horário de Moscou (7h10 EDT) para transferir a espaçonave para uma “órbita pré-pouso”, mas “durante a operação, ocorreu uma situação de emergência a bordo … o que não permitiu que a manobra fosse realizada com os parâmetros especificados.” Segundo Roskosmos, a equipa de gestão estava a analisar a situação.

Poucas horas após o primeiro anúncio oficial sobre um problema a bordo do Luna-Glob, um canal não oficial do Telegram, Zakryty Kosmos, informou que a espaçonave havia interrompido as comunicações com o controle de solo durante a correção da órbita, mas Roskosmos continua suas tentativas de contato com a espaçonave. Antes do final do dia 19 de agosto, Aleksandr Ivanov, primeiro vice-diretor para o desenvolvimento de ativos orbitais e projetos avançados em Roskosmos, chegou ao NPO Lavochkin, o contratante principal do projeto Luna-Glob com sua própria instalação de controle de missão. Ivanov supostamente presidiu uma reunião sobre o status da missão Luna-Glob.

Na mesma época, outro canal do Telegram, Yura Prosti, afirmou que um erro computacional fez com que o disparo final do motor fosse 1,5 vezes mais longo do que o necessário, resultando na saída de órbita e na queda da espaçonave na Lua.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo