fbpx
21 de novembro de 2024

Debate sobre Titã: Novos Dados da Cassini Confrontam Idéias Sobre Atividade Geológica em Titã

Os cientistas da Cassini estão debatendo se existem amplas evidências, ou não, para concluir que vulcões de gelo estão entrando em erupção hoje na lua de Saturno, Titã. Autores de um novo artigo relatam que a área conhecida como Hotei régio, localizada ao sul do equador, próxima à feição continental Xanadu, mostra evidências de estar sendo moldada pelo chamado crio vulcanismo. Mesmo não encontrando sinais de atividades vulcânicas recentes, os autores concordam que as evidências apontam para uma atividade que aconteceu em um passado recente.

Um grande impacto pode ter iniciado o processo geológico que gerou a paisagem de Hotei Regio, que a cassini observa hoje. Características da superfície são identificadas através da análise das observações feitas nos comprimentos de luz visível e infravermelha. Os dados mostram estruturas circulares através da bacia com algumas centenas de quilômetros de largura. Os autores dizem que essas estruturas poderiam ter sido criadas quando um objeto colidiu com titã. Esse impacto poderia então ter gerado uma zona de fraqueza na crosta que prepararia a região para posteriores atividades vulcânicas e tectônicas.

Recentes imagens feitas com o radar de abertura sintética da Cassini mostram uma depressão com um quilometro de profundidade no centro da Hotei Regio, preenchido com o que se acredita ser fluxos crio vulcânicos com 100 a 200 metros de espessura. A depressão é envolta por um terreno suave e altamente misto. Canais observados nesse terreno devem ter sido cavados pelo fluxo de metano líquido que fluiu desde as montanhas até a base da depressão.

Em dezembro de 2008, outros cientistas da Cassini relataram mudanças no brilho e na refletância da Hotei Regio vista no comprimento de onda do visível e do infravermelho do espectro. Essas mudanças eram consideradas como uma evidência possível do novo material próximo à superfície resultado da erupção de um vulcão de gelo. Os autores do novo artigo, contudo, não concordam que essas observações sejam evidências de erupções na superfície. Em vez disso, eles acreditam que a baixa resolução no visível e a espectrometria infravermelha da região, resultantes da atmosfera de Titã, iriam produzir resultados que seriam confundidos com a atividade crio vulcânica.

Eles escreveram que enquanto as evidências apontam para uma atividade vulcânica geologicamente recente na Hotei Regio, as observações feitas pela Cassini não fornecem evidências suficientes para comprovar que a sonda tenha testemunhado uma atividade vulcânica acontecendo na Hotei Regio.

Dois diferentes instrumentos a bordo da Cassini combinaram seus resultados para gerar a melhor imagem até hoje da região conhecida como Hotei Regio.

Os cientistas da Cassini estão utilizando imagens como essa para decidir sobre a atual atividade vulcânica em Titã.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/news/cassiniscienceleague/science20100225/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo