INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM E NÃO PERCA O PAPO INCRÍVEL DESSA SEMANA COM O ESLEN:
https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim
Observatórios em todo o mundo acabaram de detectar uma explosão colossal de radiação extremamente energética descrita como ” recordista “.
O evento, detectado pela primeira vez em 9 de outubro , foi tão brilhante que inicialmente foi confundido com um evento mais próximo de casa. Inicialmente apelidado de Swift J1913.1+1946 , foi pensado para ser um breve flash de raios-X de uma fonte não muito distante. Foi apenas através de uma análise mais aprofundada que os astrônomos descobriram a verdadeira natureza do brilho – uma explosão de raios gama, uma das explosões mais violentas do Universo, agora renomeada GRB221009A.
Embora mais distante, ainda era um dos mais próximos já vistos, a apenas 2,4 bilhões de anos-luz de distância. Além disso, esta explosão de raios gama excepcionalmente brilhante parece ser a mais energética já detectada, chegando a até 18 teraelectronvolts .
Para ser claro, embora essa proximidade seja 20 vezes mais próxima do que a média de uma longa explosão de raios gama, ela não representa absolutamente nenhum perigo para a vida na Terra.
Em vez disso, é tremendamente emocionante – um evento que pode lançar uma nova luz (trocadilho intencional) sobre essas explosões fascinantes. Embora sua proximidade faça com que pareça mais brilhante em nosso céu, GRB221009A é possivelmente a explosão de raios gama mais intrinsecamente brilhante que já vimos.
“Este é realmente um evento muito emocionante!” a astrônoma e especialista em eventos transitórios Gemma Anderson, do nó da Universidade Curtin do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR) na Austrália, disse ao ScienceAlert.
FONTES:
#GRB #EXPLOSION #UNFOLDTHEUNIVERSE