INSIDER STORE
Cupom: SPACE20 para 20% OFF em todo o site da Insider, e válido até dia 18/09!
Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday
O rover Perseverance da NASA está em sua segunda campanha científica , coletando amostras de núcleos de rochas de uma área considerada pelos cientistas como uma das principais perspectivas para encontrar sinais de vida microbiana antiga em Marte. O rover coletou quatro amostras de um antigo delta de rio na Cratera Jezero do Planeta Vermelho desde 7 de julho, elevando a contagem total de amostras de rochas cientificamente convincentes para 12.
As moléculas orgânicas consistem em uma ampla variedade de compostos feitos principalmente de carbono e geralmente incluem átomos de hidrogênio e oxigênio. Eles também podem conter outros elementos, como nitrogênio, fósforo e enxofre. Embora existam processos químicos que produzem essas moléculas que não requerem vida, alguns desses compostos são os blocos de construção químicos da vida. A presença dessas moléculas específicas é considerada uma bioassinatura potencial – uma substância ou estrutura que pode ser evidência de vida passada, mas também pode ter sido produzida sem a presença de vida.
Em 2013, o rover Curiosity Mars da NASA encontrou evidências de matéria orgânica em amostras de pó de rocha, e Perseverance já havia detectado orgânicos na Cratera Jezero antes. Mas, ao contrário da descoberta anterior, esta última detecção foi feita em uma área onde, no passado distante, sedimentos e sais foram depositados em um lago em condições nas quais a vida poderia ter existido. Em sua análise de Wildcat Ridge, o instrumento SHERLOC registrou as detecções orgânicas mais abundantes na missão até o momento.
FONTE:
#PERSEVERANCE #MARS #LIFE