fbpx
25 de novembro de 2024

NÃO!!! O JAMES WEBB NÃO ESTÁ REFUTANDO O BIG BANG!!!

INSIDER STORE Cupom: SPACE20 para 20% OFF em todo o site da Insider, e válido até dia 18/09! Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday Ok, então vamos começar com o óbvio. O big bang não está morto. Observações recentes do Telescópio Espacial James Webb…

INSIDER STORE

Cupom: SPACE20 para 20% OFF em todo o site da Insider, e válido até dia 18/09!

Link: https://bit.ly/TechTShirtInsidereSpaceToday

Ok, então vamos começar com o óbvio. O big bang não está morto. Observações recentes do Telescópio Espacial James Webb não refutaram o big bang, apesar de alguns artigos populares afirmarem o contrário. Se isso é tudo que você precisava ouvir, então tenha um ótimo dia. Dito isto, as últimas observações do Webb revelam algumas coisas estranhas e inesperadas sobre o universo e, se você quiser saber mais, continue lendo.

Vamos começar com os rumores. E os novos dados do Webb sugerem que o big bang está errado? O mesmo tipo de dados que o Hubble nos deu anos atrás. Geralmente pensamos em evidências de que o big bang está centrado em dois fatos: primeiro, que as galáxias mais distantes têm um desvio para o vermelho mais alto do que as mais próximas e, segundo, que o universo é preenchido com um fundo cósmico de radiação de micro-ondas. A primeira sugere que o universo está se expandindo em todas as direções, enquanto a segunda sugere que já esteve em um estado muito quente e denso. Estes são dois dos Três Pilares de dados que suportam o big bang, sendo o terceiro a abundância relativa de elementos no universo primitivo.

Mas essas observações são apenas a base do modelo do big bang. Há muito tempo expandimos isso para criar o modelo padrão de cosmologia, também conhecido como modelo LCDM. Esse é um universo que começou com o big bang e está cheio de matéria, matéria escura e energia escura. Tudo, desde a aceleração da expansão cósmica até o agrupamento de galáxias, suporta esse modelo padrão. E o modelo padrão faz previsões sobre outros testes observacionais, para que possamos provar ainda mais sua validade.

Lerner é autor de publicações revisadas por pares , bem como um livro argumentando que The Big Bang Never Happened. (1992). Como palestrante de destaque no festival How the Light Gets In da IAI.tv (1 a 2 de outubro em Londres), ele participaria de um painel chamado Cosmology and the Big Bust – mas a página não foi encontrada em 11 de setembro de 2022. Atualmente, no entanto, seu artigo no IAI.tv, “O Big Bang não aconteceu” (11 de agosto de 2022) nos diz que ele deve aparecer no Festival. Se a discrepância for interessante, você pode querer salvar a página…

Será que, à medida que os dados voltam à Terra, algo está acontecendo que é difícil de colocar em palavras?

Primeiro, Lerner nunca teria atraído a atenção que tem nas últimas semanas se nada estivesse acontecendo. Seu livro saiu vinte anos atrás, sem nenhum resultado especialmente significativo.

Em segundo lugar, como observado anteriormente, há duas questões separadas aqui: O universo deve ter um começo? Sim, se você quiser evitar a matemática impossível do infinito. Mas esse começo aconteceu exatamente como os livros didáticos e os documentários de ciência popular afirmam? Essa é a parte em discussão e muitos estão angustiados com o debate que as descobertas de Webb inevitavelmente criaram.

FONTES:

https://mindmatters.ai/2022/09/re-the-webb-findings-uproar-who-owns-the-big-bang-anyhow/

https://bigthink.com/starts-with-a-bang/has-jwst-disproven-big-bang/

https://www.universetoday.com/157264/the-latest-webb-observations-dont-disprove-the-big-bang-but-they-are-interesting/

#JAMESWEBB #BIGBANG #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo