fbpx
24 de novembro de 2024

A Dança Das Nuvens Na Nebulosa de Orion

Essa bela imagem de nuvens celestes capturada pelo Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA mostra a região colorida ao redor do Objeto Herbig-Haro HH 505. Objetos Herbig-Haro são regiões luminosas que existem ao redor de estrelas recém-nascidas e que são formadas quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos por essas estrelas formam ondas de choque, colidindo com o gás e com a poeira próxima a altas velocidades. No caso do HH 505 esses fluxos se originam da estrela IX Ora, que está localizada na periferia da Nebulosa de Orion, a aproximadamente 1000 anos-luz de distância da Terra. Os fluxos são vistos como estruturas curvadas na parte superior e inferior da imagem, e são distorcidos pela interação com o fluxo de gás e poeira de grande escala proveniente do centro da Nebulosa de Orion.

Essa imagem foi feita com a Advanced Camera for Surveys do Hubble, conhecida como ACS, para que os astrônomos pudessem estudar as propriedades desses fluxos e os discos protoplanetários localizados nas estrelas recém-nascidas. A Nebulosa de Orion é lavada por uma intensa radiação ultravioleta proveniente de estrelas jovens e brilhantes. As ondas de choque formadas pelos fluxos são vistas de forma brilhante pelo Hubble, mas as correntes de movimentos mais lentos de material estelar também são destacadas por essa radiação. Isso permite que os astrônomos possam observar diretamente os jatos e fluxos de material e aprender mais sobre essas estruturas.

A Nebulosa de Orion é uma região dinâmica de poeira e gás onde milhares de estrelas estão se formando e é a região com grande formação de estrelas mais próxima da Terra. O resultado disso, é que essa região é uma das mais estudadas do céu noturno e é um alvo constante de telescópios como o Hubble. Essa imagem fez parte também do Mosaico de Orion feito pelo Hubble, que combinou 520 imagens feitas pela ACS em cinco diferentes cores para criar a imagem mais nítida já feita dessa região na história.

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2232a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo