fbpx
23 de novembro de 2024

LANÇAMENTO FOGUETE SONDA BLACK BRANT IX – MISSÃO SISTINE

A ELA (Equatorial Launch Australia) e a NASA realizarão o primeiro lançamento espacial comercial da Austrália. O lançamento histórico também é o segundo lançamento da NASA de um espaçoporto totalmente comercial e será um dos três lançamentos de foguetes, com…

A ELA (Equatorial Launch Australia) e a NASA realizarão o primeiro lançamento espacial comercial da Austrália.

O lançamento histórico também é o segundo lançamento da NASA de um espaçoporto totalmente comercial e será um dos três lançamentos de foguetes, com o outro planejado para 12 de julho, para realizar estudos de astrofísica que só podem ser feitos no Hemisfério Sul.

Detalhes do lançamento:
Missão: Missão SISTINE
Carga útil: O espectrógrafo de imagem suborbital para a região de transição Irradiância de estrelas hospedeiras de exoplanetas próximos (SISTINE) é uma carga útil da Universidade do Colorado
Destino: 350 Kms acima da superfície
Lançar foguete: Black Brant IX – Magellan Aerospace Corporation
Tipo de veículo: foguete de sondagem de dois estágios
Local de lançamento: Arnhem Space Center na Austrália
Data e hora de lançamento: 5 de julho de 2022, 6h54 EDT OU 10h54 UTC (com atraso de 30 minutos)

O Black Brant IX é um foguete sonda de dois estágios que consiste em um Terrier 1º estágio e um Black Brant 2º estágio. Este veículo é capaz de transportar uma carga útil de 800 lb – 350 km e uma carga útil de 300 lb – 550 km.

A ELA é a desenvolvedora, proprietária e operadora do Arnhem Space Center (ASC) na Península de Gove, no Território do Norte da Austrália. O ASC é o único local de lançamento equatorial multiusuário de propriedade e administrado comercialmente no mundo e está localizado a 12 graus ao sul do equador no Golfo de Carpentaria, oferecendo benefícios exclusivos para lançamentos espaciais

O espectrógrafo de imagem suborbital para a região de transição Irradiância de estrelas hospedeiras de exoplanetas próximos (SISTINE) é uma carga útil da Universidade do Colorado. Seu objetivo é estudar como a luz das estrelas afeta as atmosferas dos planetas ao seu redor, incluindo os gases considerados sinais de vida. Para este voo, ele medirá a saída de luz ultravioleta de α Centauri A e B, duas estrelas do sistema α Centauri de três estrelas que são as estrelas mais próximas do nosso Sol.

#BLACKBRANTIX #SISTINE #NASA

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo