fbpx
26 de novembro de 2024

SONDA DA NASA ENCONTRA CRATERA CRIADA POR FOGUETE MISTERIOSO QUE BATEU NA LUA!!!

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim INSCREVA O SEU FILHO DE 7 A 14 ANOS NO PROGRAMA SÓCIO-MIRIM DO AEITA E ELE VAI PASSAR 1 DIA DE ENGENHEIRO ESPACIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: https://www.sociosmirins.com/…

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM, CIÊNCIA NA VEIA TODA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

INSCREVA O SEU FILHO DE 7 A 14 ANOS NO PROGRAMA SÓCIO-MIRIM DO AEITA E ELE VAI PASSAR 1 DIA DE ENGENHEIRO ESPACIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:

https://www.sociosmirins.com/

VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

Astrônomos descobriram um corpo de foguete indo em direção a uma colisão lunar no final do ano passado. O impacto ocorreu em 4 de março DE 2022, com a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA foi possível detectar a cratera resultante. Surpreendentemente, a cratera é na verdade duas crateras, uma cratera oriental (18 metros de diâmetro, cerca de 19,5 jardas) sobreposta a uma cratera ocidental (16 metros de diâmetro, cerca de 17,5 jardas).

A cratera dupla foi inesperada e pode indicar que o corpo do foguete tinha grandes massas em cada extremidade. Normalmente, um foguete gasto tem massa concentrada na extremidade do motor; o resto do estágio do foguete consiste principalmente em um tanque de combustível vazio. Como a origem do corpo do foguete permanece incerta, a dupla natureza da cratera pode indicar sua identidade.

Nenhum outro impacto de corpo de foguete na Lua criou crateras duplas. As quatro crateras Apollo SIV-B eram um tanto irregulares no contorno (Apollos 13, 14, 15, 17) e eram substancialmente maiores (mais de 35 metros, cerca de 38 jardas) do que cada uma das crateras duplas. A largura máxima (29 metros, cerca de 31,7 jardas) da cratera dupla do corpo do foguete misterioso estava próxima à dos S-IVBs.

FONTE:

https://www.lroc.asu.edu/posts/1261

#MOON #ROCKETIMPACT #LRO

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo